Antes de abrir um negócio, empresárias de Palmas estudaram o mercado e se capacitaram para oferecer um serviço inovador e diferente

Preparação e planejamento. Essas foram as palavras-chave para o sucesso do empreendimento de Candice Colombo dos Santos e Juliana Matos Buzolin Ferrão, que decidiram que abrir um pet shop era o segmento certo para investir. Afinal, ambas são profissionais em veterinária e apaixonadas pelos animais.

“Eu já tinha a ideia de montar um negócio. Então, procurei o Sebrae para entender quais passos deveria dar”, contou Juliana Matos. Segundo ela, o início se deu com a produção do plano de negócio e depois com a pesquisa de mercado. “Conseguimos saber o que o consumidor de Palmas (TO) queria de um pet shop e quanto ele gasta em média com esse tipo de serviço. Isso nos deu um direcionamento do negócio”, explicou Juliana.

As sócias, conforme explica Candice Colombo, ainda buscaram o que poderiam oferecer de diferencial em seu negócio. “Então, além dos serviços tradicionais, oferecemos também spa e creche”, elencou Candice, acrescentando que o estabelecimento também possui hotel monitorado, onde o dono pode ver seu animal de estimação pela internet. “Algumas pessoas diziam que éramos doidas e nos questionavam se Palmas comportaria esses serviços”, lembrou Juliana.

Segundo as empresárias, o resultado do sucesso do negócio, a Pet House – resort e hotel para cães e gatos, está sendo evidenciado pela fidelização dos clientes. “Muitos vêm e depois voltam com amigos, familiares. Pesquisas que fizemos mostraram que quase 100% dos clientes indicariam outras pessoas para a empresa”, afirmou Juliana.

O analista do Sebrae no Tocantins, Rogério Maracaípe, indicou inicialmente para que elas participassem do Programa de Orientação para Candidatos a Empresários (Próprio), onde foram capacitadas para elaborar o seu plano de negócio. “Após isso, elas receberam a consultoria de viabilidade e começaram a colocar em prática tudo que haviam planejado”, contou.

O analista explica que, logo depois, as empresárias foram direcionadas para o projeto de Pet Shops, onde atualmente recebem consultorias de gestão específicas para esse segmento. “Elas são a prova de que as chances de sucesso aumentam se o empreendedor investir um tempo para colocar suas ideias no papel. Isso está comprovado nas instalações inovadoras da empresa, no atendimento e nos resultados financeiros que já estão aparecendo”, analisou Maracaípe.

Leave a Reply