mane

Estádio Nacional estará de portas abertas neste sábado (13) para visitação guiada, das 10h às 16h. Turistas e brasilienses podem conhecer áreas restritas por onde passam os craques da bola e astros internacionais da música

O Mané Garrincha se consolida como ponto turístico para quem está na capital do país. Assim como ocorre com o Palácio do Planalto, Planetário e Templo da Boa Vontade, entre outros locais, o Estádio Nacional de Brasília é um dos monumentos mais procurados do DF aos finais de semana por turistas e brasilienses. Desde o início de novembro, o programa de visitação aos sábados já atraiu 2,8 mil pessoas.

O número é superior ao de monumentos mais antigos da cidade. Dados do Observatório do Turismo mostram que o Palácio do Planalto, que abre aos domingos, recebeu 2.425 visitantes no mês de agosto (último dado disponível). O Alvorada, aberto às quartas-feiras, foi visitado no mesmo período por 1.240 pessoas. O Observatório do Turismo coleta e monitora informações turísticas de Brasília.

Oportunidade - “Viemos conhecer os pontos turísticos de Brasília e ficamos sabendo que o Mané Garrincha oferecia passeio guiado. Não podíamos deixar passar essa oportunidade. O estádio é lindo”, disse o universitário Pedro Santos, 22 anos, que veio do interior de Minas com mais cem colegas de faculdade visitar a capital do país no sábado passado (6).

A catarinense Alcina Padilha, 44 anos, veio a Brasília de férias com o marido e o filho e fez questão de visitar a arena brasiliense. “Aproveitamos para conhecer o Mané Garrincha. Na nossa cidade não existe estádio desse porte”, comentou. Para o filho, Vagner Padilha, o mais legal é o caráter diversificado do estádio, que já recebeu jogos, shows, casamentos, festas, corrida de rua e até uma partida de futebol de salão. “Não serve somente para futebol”, observou.

O programa também é ótima opção para as famílias brasilienses que ainda não tiveram a oportunidade de ir ao estádio em jogos e eventos.

PASSEIO GRATUITO

O passeio é gratuito e não há necessidade de agendamento prévio. Para participar do primeiro tour da manhã, basta chegar às 9h30, quando os ingressos são distribuídos. Para a tarde, os bilhetes podem ser retirados a partir das 14h.

Cada passeio dura, em média, 30 minutos e reúne, no máximo, 50 pessoas: tudo para garantir o conforto de quem quer conhecer a arena que recebeu sete jogos da Copa do Mundo (confira no serviço abaixo todos os detalhes da programação).

Antes do passeio, os visitantes assistem a uma breve apresentação sobre o Mané Garrincha, contando a história do novo estádio, curiosidades sobre a construção e os eventos já realizados. Com máquinas fotográficas e câmeras de celular em punho, os visitantes registraram cada momento.

DOAÇÃO

O passeio é de graça, mas o Governo do Distrito Federal convida os visitantes a participarem da campanha de doação de livros para crianças com idades entre 3 e 9 anos. Os livros arrecadados serão distribuídos em creches atendidas pelo GDF. O programa é uma parceria entre as secretarias de Turismo e Projetos Especiais (Setur) e Justiça e Cidadania (Sejus).

PARTICIPE:

Visitação ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Quando: sábado (13/12), entre 10h e 12h (manhã) e 14h e 16h (tarde)

Ingressos: São gratuitos, mas os participantes são convidados a doar um livro infantil – as doações serão destinadas a creches do DF. A retirada dos ingressos para as visitas pela manhã começa às 9h30. Para a tarde, os ingressos podem ser retirados a partir das 14h. Serão oferecidos 400 tíquetes (200 para cada turno).

Acesso: A entrada se dá pelo portão externo S, voltado para o Ginásio Nilson Nelson. Os interessados são encaminhados à bilheteria do portão interno 5, onde há a distribuição dos tíquetes gratuitos para as visitas guiadas.

Tours: Com intervalos médios de 30 minutos, grupos de 50 pessoas têm acesso ao estádio por vez. São respeitadas a ordem de chegada e o atendimento ao público preferencial, sendo que cada preferencial poderá estar com um acompanhante.

Visitas agendadas: O estádio conta ainda com um programa de visitas agendadas durante a semana. As instituições (escolas e empresas) interessadas nas visitas em grupo agendadas (realizadas apenas durante os dias úteis) devem encaminhar a solicitação para o e-mail​ ​estadio.visitas@gmail.com. Os pedidos serão atendidos de acordo com a disponibilidade do estádio.

Leave a Reply