Coletivo Politico

Projeto de lei de autoria do distrital Alírio Neto propõe a abertura do Sistema Integrado de Gestão Governamental (SIGGO) para consulta popular. O projeto é copiado de uma ideia do governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB). Atualmente apenas técnicos do GDF e os deputados distritais têm acesso ao sistema, no qual são registradas as informações referentes ao planejamento, orçamento, acompanhamento, execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do GDF. O acesso ao SIGGO, conforme a proposta de Alírio, se dará pela internet e em tempo real. O governo local deverá disponibilizar o acesso à população no prazo máximo de 90 dias, contados a partir da data de conversão do projeto em lei. O parlamentar afirma que sua proposta objetiva assegurar transparência à execução orçamentária do DF, acrescentando que “os novos tempos que se espalham sobre o Brasil não permitem mais que a gestão da coisa pública seja tratada na surdina

 ***

Discurso

Em um discurso forte feito em julho desse ano o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), na tribuna do Senado Federal, disse que “um governo que não tem medo da transparência, deve buscar o apoio da sociedade civil para ajudá-lo a governar”.

 ***

Transparência

No discurso, o governador eleito completou: “Devemos abrir o SIGGO, que é o sistema de acompanhamento do orçamento do DF, que hoje a senhas só são distribuídas para os deputados distritais, para que qualquer cidadão possa ter acesso às contas do GDF”.

 ***

Ressonância

A ideia de abrir as contas é sim de Rollemberg. Ele vem falando disso há muito tempo. Só ganhou ressonância na Câmara Legislativa depois do resultado das urnas. O melhor seria deixar para o próprio governador eleito elaborar a proposta.

 ***

Coletiva

O governador eleito Rodrigo Rollemberg concederá entrevista coletiva à imprensa neste sábado, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 9h30, para apresentar o diagnóstico e o mapa de riscos do Distrito Federal levantados pela equipe de transição.

 ***

Carroças

A Câmara Legislativa aprovou ontem, em primeiro turno, o projeto de lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal em áreas urbanas e vias públicas pavimentadas do DF. A proposta foi apresentada pelo deputado distrital Joe Valle (PDT)

 ***

Joe Valle

Além de proibir a circulação dos veículos de tração animal, o projeto de Joe Valle veda a permanência de animais soltos ou amarrados por cordas ou outros meios de contenção que configurem maus tratos, em vias ou logradouros públicos.

***

Leave a Reply