Secretários de Estado que participam do I Fórum Nacional Conjunto Consad/Coseplan/Confaz, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, elogiam o local e vão propor uso alternativo das arenas

Com uma vista privilegiada do gramado que foi palco da Copa do Mundo, secretários de Estado da Fazenda, Planejamento e Administração Pública reuniram-se na quinta-feira (13) na Tribuna de Honra do Estádio Nacional para participarem do I Fórum Nacional Conjunto Consad/Coseplan/Confaz. O evento termina hoje (14) e, durante os debates, pretende-se chegar a uma agenda conjunta de pleitos junto ao governo federal.

Em meio a discussões sobre contas públicas, impactos financeiros e orçamentários em transferências da União e projetos de leis, uma pausa para o elogio. “Foi uma decisão acertada trazer essa reunião no Mané Garrincha. Não poderia ser em outro local, pelo ícone que o estádio se transformou. Sem falar que é o estádio que representa o nosso Brasil, por estarmos na capital do país”, disse o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Eduardo Diogo, que também é secretário de Planejamento e Gestão do Ceará.

Arena Pantanal – O presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), Arnaldo Alves, disse que vai propor que a Arena Pantanal também tenha a mesma destinação do Mané. “O cenário lindo, o lugar maravilhoso, é um espaço que pode ser muito bem aproveitado. É função do multiuso. Temos um estádio de Copa e vamos levar uma proposta de se utilizar dessa forma também”, afirmou Alves, secretário de Planejamento de Mato Grosso.

O secretário de Fazenda de Minas Gerais, Leonardo Colombini, considera o estádio “maravilhoso e muito bem utilizado”. Para ele, o GDF fez a escolha certa ao receber eventos como o Fórum no Mané. “Vou levar o modelo para Minas, porque o Mineirão não tem previsão de eventos desse tipo”, contou.

Debate - O Fórum é o primeiro evento conjunto entre representantes das Secretarias de Estado de Administração/Gestão, Planejamento e Fazenda no ano de 2014 e, além de secretários de estado, reuniu servidores e autoridades para debater ações e projetos que estão pautando os trabalhos em suas diversas áreas de atuação.

O secretário de Estado de Administração Pública e segundo vice-presidente do Consad, Wilmar Lacerda, apontou a importância do evento, já que vários estados e municípios passam pelo desafio do equilíbrio de contas. “Não conheço nenhum estado em que a despesa de pessoal tenha decrescido nos últimos anos. Portanto, nós estamos, não só o DF, como o conjunto dos outros estados, vivendo o dilema de baixo crescimento da receita e despesas crescentes de pessoal”, disse.

Leave a Reply