Emergência da pediatria do Hmib fica vazia por falta de médicos (Foto: Natália Godoy/G1)

Emergência da pediatria do Hmib fica vazia por falta de médicos (Foto: Natália Godoy/G1)

Saúde prometeu 12 médicos, mas mandou apenas dois, dizem pediatras. GDF diz que enviou quatro profissionais e prevê reunião para esta segunda.

Do G1 DF – Pediatras do Hospital Materno Infantil de Brasíliax (Hmib) paralisaram as atividades nesta segunda-feira (3) por falta de pessoal. A equipe disponibilizou apenas um médico no quadro de profissionais e somente para casos mais graves.

Segundo uma médica que preferiu não se identificar, eles decidiram não trabalhar porque a Secretaria de Saúde havia prometido enviar um reforço de 12 pediatras para atuar na emergência, mas mandou apenas dois.

A dona de casa Ana Santos levou a filha de 9 anos, que está com alergia pelo corpo, ao centro médico, e foi informada de que deveria procurar outro hospital. “Moro na Candagolândia, já fui no posto de lá e na UPA de Santa Maria, mas não tem pediatra. Eu já rodei e não tem. Achei que aqui ía achar, é complicado.”

Assim como ela, vários pais que chegam à emergência são aconselhados pela portaria da unidade a procurar o Hospital Regional da Asa Norte ou o Hospital de Base.

Na semana passada o Sindicato dos Médicos se reuniu com o GDF, a diretoria do Hmib, o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina, na tentativa de impedir uma paralisação no hospital. O Sindimedico confirmou que ficou acertado o acréscimo de 12 profissionais no quadro. Segundo o órgão, o hospital carece hoje de 24 médicos.

O G1 procurou a diretoria do Hmib, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o hospital está recebendo um reforço de quatro profissionais para ajudar a atender a demanda. A pasta afirmou que na tarde desta segunda “uma reunião será realizada pelas equipes de pediatria da secretaria para encontrar uma solução para o caso”.

Segundo a secretaria, para esta semana está prevista a divulgação do resultado do concurso público que prevê a contratação de 76 pediatras com vagas imediatas e 110 para cadastro reserva.

Leave a Reply