mane

A partir deste sábado (1º) moradores do DF e turistas poderão participar de visitas guiadas dentro da arena brasiliense. Os tours serão realizados entre 10h e 16h

O programa de visitação ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi ampliado. Turistas e moradores do Distrito Federal poderão conhecer a arena a partir deste sábado, 1º de novembro, durante visitas guiadas. Sempre aos sábados, entre 10h e 16h, serão promovidos tours com grupos de, no máximo, 50 pessoas – o que garantirá a segurança e o conforto dos visitantes.

A partir das 9h30, terá o início a distribuição de 200 ingressos para as visitas da manhã. Às 13h, começa a entrega de mais 200 tíquetes para os tours da tarde. A distribuição respeitará a ordem de chegada dos interessados, e também o atendimento ao público preferencial – cada idoso, gestante e pessoas com deficiência terá direito a ingressar no estádio com um acompanhante. À medida que se formarem grupos de 50 pessoas, terá início a visita de cada grupo.

Ponto de concentração – O acesso de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e idosos está garantido: a arena conta com elevadores e rampas. O ponto de concentração dos grupos será no portão externo S, voltado para o Ginásio Nilson Nelson: há parada de ônibus e estacionamento próximos a essa entrada.

A abertura do estádio para o público em geral aos sábados é uma nova iniciativa. Mas desde abril de 2011, antes mesmo da inauguração, o Mané oferece visitas agendadas. Já passaram pela arena alunos dos ensinos Básico, Fundamental e Médio; estudantes de Graduação em arquitetura e engenharia, além de moradores das Regiões Administrativas do DF que participaram do programa GDF Junto de Você. Oportunidades que levaram mais de 15 mil pessoas a conhecerem a arena.

Turismo cidadão – Assim como as visitas agendadas, os tours semanais de sábado serão gratuitos. Não haverá cobrança de ingresso, como ocorre em outras arenas do país, mas o Governo do Distrito Federal convida os visitantes a participarem da campanha de doação de livros infantis.

“Além de ampliar o acesso ao Mané Garrincha, esse é um projeto social que contribuirá com a formação de nossas crianças. Estamos, de uma só vez, incentivando o turismo cidadão e a educação em nossas cidades”, destaca o secretário de Justiça e Cidadania do DF, Claudio Monteiro.

Ele explica que os livros arrecadados serão entregues a creches da região, em uma parceria entre as secretarias de Turismo e Projetos Especiais e de Justiça e Cidadania. A prioridade será distribuir as doações para creches localizadas nas cidades com menor renda do Distrito Federal.

Bastidores – O passeio de sábado pelo Mané será atrativo até para quem já participou de jogos e eventos realizados dentro da arena. Isso porque, além das arquibancadas, os visitantes terão acesso à lateral do gramado e banco de reserva, túnel por onde os times entram em campo e a vestiários das equipes: áreas normalmente restritas aos craques do futebol e comissões técnicas.

Palco de sete jogos da Copa do Mundo de 2014, de partidas dos campeonatos Brasileiro e Candango, e amistosos com as seleções Brasileira e Olímpica de futebol. O Mané Garrincha foi ainda o primeiro estádio a receber uma partida de futebol de salão – jogo que registrou o maior público da modalidade: 56.578 mil pessoas, em 7 de setembro, na vitória do Brasil sobre a Argentina por 4×1. A arena também recebeu grandes shows, como as apresentações da cantora Beyoncé e dos veteranos do Aerosmith. Em 23 de novembro, será palco do primeiro show do ex-Beatle Paul McCartney em Brasília.

Para o secretário de Turismo e Projetos Especiais, Luís Otávio Neves, a ampliação do programa de visitação ao estádio vai beneficiar tanto os turistas quanto os moradores da cidade. “O Mané Garrincha se tornou um dos monumentos mais atraentes da capital. Estamos ampliando o compromisso de garantir a democratização do espaço”, afirma.

PARTICIPE:

Visitação ao Estádio Mané Garrincha

Quando: todos os sábados, entre 10h e 16h.

Ingressos: São gratuitos, mas os participantes são convidados a doar um livro infantil – as doações serão destinadas a creches do DF.

A retirada dos ingressos para as visitas pela manhã começa às 9h30. Para a tarde, os ingressos podem ser retirados a partir das 13h. Serão oferecidos 400 tíquetes (200 para cada turno).

Acesso: A entrada se dará pelo portão externo S, voltado para o Ginásio Nilson Nelson. Os interessados serão encaminhados à bilheteria do portão interno 5, onde haverá a distribuição dos tíquetes gratuitos para as visitas guiadas.

Tours: Com intervalos médios de 45 minutos, grupos de 50 pessoas terão acesso ao estádio por vez. Serão respeitados a ordem de chegada e o atendimento ao público preferencial, sendo que cada preferencial poderá estar com um acompanhante.

Visitas agendadas: As instituições interessadas devem encaminhar a solicitação para o e-mail estadio.visitas@gmail.com. Os pedidos serão atendidos de acordo com a disponibilidade do estádio.

Leave a Reply