CEB

O trabalhador aposentado da CEB, João Martins Fernandes, entrou para o livro dos recordes brasileiro, o RankBrasil. Fernandes ganhou o título por ser o atleta com o maior número de stents do país. Com quatro próteses e 57 anos de idade, o trabalhador tornou-se corredor profissional e já participado de 40 provas oficiais, inclusive quatro meias maratonas de 21 km. Os stents são próteses de aço vazado e flexível inserido nas artérias para normalizar o fluxo sanguíneo nas artérias.

A trajetória de Fernandes na CEB começou em 1983, quando ainda prestava serviços para a empresa. Em 1985, ele foi contratado e atuou na Gerência de Operação e Distribuição (GEOD), no Núcleo Operacional de Serviços da Distribuição (NOPSD) e também como presidente do coral da empresa. Mas em 2005, quando trabalhava no Núcleo de Operações Logísticas de Serviços na Pirâmide, Fernandes sofreu três infartos e em 2006, com 26 anos de casa, foi aposentado por invalidez.

Após retomar sua rotina, o aposentado sentiu necessidade de mudar seus hábitos. Logo após o primeiro infarto, ele já havia parado de fumar e estava cuidando da alimentação, mas Fernandes resolveu ir além. Ele começou a caminhar todos os dias, depois passou a correr 1 km, aumentou para 5 km e decidiu então participar de competições de corrida. Em sua primeira disputa, ele completou os 5 km em uma hora. Hoje ele já reduziu esse tempo para 22 minutos.

A história de Fernandes é uma história de superação e a conquista do recorde é motivo de muito orgulho para o aposentado. “Eu considero uma superação pessoal. Graças a Deus estou muito bem e sempre penso em tudo que superei”, conta. A expectativa agora é conseguir patrocinadores e seguir com a carreira de corredor. Fernandes é considerado um atleta de elite máster e já está treinando para participar da Maratona do Rio de Janeiro no ano que vem.

Leave a Reply